terça-feira, 19 de março de 2013

19 de Março - São José


REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA

(LECTIO DIVINA)

19 de Março - São José





1) Oração


Deus todo-poderoso, pelas preces de São José,
a quem confiastes as primícias da Igreja,
concedei que ela possa levar à plenitude
os mistérios da salvação.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.
 
2) Leitura do Evangelho (Mateus 1,16.18-21.24a)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus -
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado . - Palavra da salvação.

3) Reflexão


• No Evangelho de Lucas, a história da infância de Jesus (capítulos 1 e 2 de Lucas) está centrada em torno da pessoa de Maria. Aqui no Evangelho de Mateus, a infância de Jesus (capítulos 1 e 2 de Mateus) está centrado em torno da pessoa de José, o prometido esposo de Maria. José era um descendente de Davi. Através dele, Jesus pertence à raça de David. Então, em Jerusalém, se realizam as promessas feitas por Deus a Davi e seus descendentes.
• A inclusão das quatro mulheres companheiras de Maria, na genealogia de Jesus, mostra que havia algo anormal e que não estava de acordo com as normas da lei: Tamar, Raabe, Rute e Betsabé. O Evangelho de hoje nos mostra que em Maria também tinha algo anormal, contrário às leis da época. Aos olhos do povo de Nazaré, ela estava grávida antes de conviver com José. Nem o povo, nem de José, seu futuro esposo, sabia a origem de sua gravidez. Se José tivesse sido justo segundo a justiça dos escribas e fariseus, teria que denunciar Maria, e a pena para ela teria sido a morte por apedrejamento.

• José era justo, mas sua justiça era diferente. Já antes praticava o que Jesus ensinaria mais tarde: "Se vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entrarão no reino dos céus" (Mt 5,20). Então José, sem entender os fatos, decide despedir sua noiva em segredo.
• Na Bíblia, a descoberta do chamado de Deus nos fatos acontece de maneiras diferentes. Por exemplo, ruminando os acontecimentos (Lc 2,19.51), através da meditação da Bíblia (At 15,15-19; 17,2-3), por meio de anjos (a palavra anjo significa mensageiro), que ajudam a descobrir o significado dos fatos (Mt 28,5-7). José chegou a entender o significado do que estava acontecendo com Maria através de um sonho. No sonho, um anjo, ele usou a Bíblia para esclarecer a origem da gravidez de Maria. Vinha da ação do Espírito de Deus

• Quando tudo estava claro para Maria, ela exclamou: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se a mim segundo a tua palavra" Quando tudo estava claro para José, ele tomou Maria como sua esposa, e foram viver juntos. Graças à justiça de José, Maria não foi apedrejada e Jesus seguiu vivendo em seu seio.


4) Para um confronto pessoal

1.  Aos olhos dos escribas, a justiça de José seria uma desobediência. Há nisto uma mensagem para nós?

2.  Como você descobre o chamado da Palavra de Deus nos acontecimentos da sua vida?

1) Oração Final
Quando meu coração se amargurava
e nos meus rins sentia dor aguda,
eu era imbecil, ignorante,
como um animal diante de ti.
No entanto, estou sempre contigo;
tu me tomaste pela mão direita. (Sl 72,21-23)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário